recursos humanos
• Breve descrição do filme.
O Filme “Narradores de Javé” conta a história de um povoado, que prestes a ser inundado como consequência da construção de uma represa, decide colocar em um livro a sua história, de modo que pudesse servir como mecanismo para impedir que o povoado fosse submerso pelas águas da represa.
• Enredo do filme.
O filme mostra a memória dinâmica e não como algo guardado em uma “caixa secreta”, em um baú, como costumamos dizer e que, em algum momento é resgatada. Acreditamos que a memória é trabalho, é imaginação, como mostra os Narradores de Javé. Memória: lembrança e esquecimento; Memória: trabalho de criação em função do presente.
• Idéia central.
A idéia central do filme fala sobre Memória, História e Exclusão. Uma triste história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar todos os obstáculos e dar a volta por cima para construir em conjunto a própria história que desapareceu como palavras ao vento.
2 - Existem questões importantes no filme que subjazem à escrita do “Livro da Salvação” como: sociedade, cultura, costumes e tradições, que são poderes simbólicos que constituem a identidade de um determinado grupo social. Comente à luz da teoria trabalhada em sala de aula e o próprio filme.
Existe a informação de que se o vilarejo provar que existe ali, patrimônio histórico, as terras serão preservadas. Desta forma o personagem Zaqueu, tem a idéia de reunir as histórias do povo de Javé e retratá-las no livro em “termos científicos” como tentativa de evitar a construção da hidrelétrica e, preservar assim, tanto suas terras quanto suas heranças históricas culturais.
3 - Por que se afirma que o filme discute questões ligadas à memória histórica e suas “verdades”.
Narradores de Javé discute questões ligadas à memória histórica e suas "verdades", flutuando entre as tradições oral e escrita. Trata-se aqui, de um deslizamento em