recursos humanos
Conceito de acidente de trabalho
Conforme dispõe a art.19 da lei nº8.213/91,”acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
Antes de abrir um negócio, é necessário implementar uma política de proteção, a saúde e segurança do trabalho, lembrando que a formação e a conscientização do trabalhador é a melhor forma de prevenir acidentes. De acordo com a CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo “observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho solicitando medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes para os trabalhadores,” A maior parte dos acidentes pode ser evitada através de boa gestão e supervisão, aliadas a uma boa formação. Vamos apresentar as normas necessárias para prevenir acidentes de trabalho em uma pizzaria. Os acidentes mais comuns são:
Quedas e tropeções;
Equipamentos cortantes;
Queimaduras;
Movimentações de cargas manuais;
Ruído;
Substâncias perigosas;
Gás comprimido;
Ambientes aquecidos;
Risco de Incêndios;
Riscos psicossociais;
Trabalhadores com maior probabilidade de sofrerem algum tipo de acidente
1° Os cozinheiros (fogo, objetos cortantes, etc..)
2º Os lavadores de louças
3º Funcionários da limpeza 4º Entregadores 5º Manobristas 6° Segurança
7º E por fim os funcionários administrativos, incluindo telefonista etc..
Quedas e tropeções.
Cozinhas molhadas, óleo ou resíduos de alimentos no chão, calçados inadequados, caminhar depressa, distração ou ausência de corrimão nas escadas, são causas de tropeções e escorregadelas.
Eliminar ou reduzir os riscos de quedas e tropeções
Informar o pessoal;
Manter local de trabalho e trânsito limpos e sem obstáculos;
Iluminar