recursos humanos
1-) Qual a importância da Gestão de Recursos Humanos historicamente e nos dias atuais?
R.: Antigamente, não acredito que podíamos chamar a relação empresa e empregado de Administração de Recursos Humanos. O empregado apenas ouvia, obedecia e executava as ordens dadas pelos chefes. O controle era, extremamente, centralizado. As ordens eram cumpridas sem qualquer questionamento, os funcionários não tinham o menor valor. Com o passar dos anos, ficou claro para os empresários que o sucesso do seu empreendimento dependia, também, dos seus empregados. Hoje num cenário bem diferente, os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores. Algumas empresam investem em seus funcionários, oferecendo treinamentos e cursos de capacitação o que antes era impensável. Os gestores devem analisar cada dificuldade, cada necessidade de seus subordinados, e, tentar, da melhor maneira possível estabelecer um equilíbrio entre empresa e funcionário. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano. A empresa, hoje, também, se preocupa em construir e manter um ambiente de trabalho propício ao bem-estar, à motivação, e à satisfação de todos os seus colaboradores. Funcionário satisfeito e motivado renderá muito mais lucro para a empresa.
2-) Selecione cinco competências do profissional de recursos Humanos e, em seguida, justifique a sua escolha.
• Suporte Motivacional – O colaborador desmotivado gera prejuízo para a empresa, pois, o mesmo não fará sua tarefa com qualidade, e muito menos se preocupará com os resultados. É função de cada gestor identificar as dificuldades e as necessidades de sua equipe, tentando, assim, aumentar a cumplicidade empresa e colaborador, alcançando os objetivos esperados.
• Incentivo ao Trabalho em Equipe – O bom funcionamento de um trabalho em equipe é que um colaborador pode transmitir seus conhecimentos ao outro, agilizar o processo e, também, encontrar soluções diferentes