Recursos humanos
b) A imaginação sociológica possibilita ao seu possuidor compreender a relação entre a sua vida particular e a histórica. Possuir imaginação sociológica é ser capaz de transmitir de um lado a outro da relação entre individuo como agentes na estrutura social quanto o que essa estrutura faz dos indivíduos. Permitindo ao seu possuidor a capacidade de distinguir entre as “perturbações pessoais originadas no meio mais próximo” e as “questões publicas da estrutura social”.
c) Alguns indivíduos não conseguem emprego na área para a qual se formaram, talvez por fazerem a escolha errada, mas quando isso ocorre numa determinada sociedade em alto percentual, acaba se tornando uma questão pública, e não podemos esperar sua solução dentro da escala de oportunidades abertas às pessoas individualmente.
d) As grandes questões públicas identificados por Wright Mills estão: a inquietação e a indiferença. A primeira se expressa como crise, decorrente da ameaça que significa viver em um mundo no qual, segundo Marx disse “tudo que é sólido desmancha no ar”. A segunda se expressa como apatia, decorrente do distanciamento das pessoas em relação aos valores ameaçados. O autor procura explicitar os elementos constitutivos da indiferença e da inquietação contemporâneas.
e) A educação é um campo em conflito porque sua conformação expressa os conflitos sociais. A Sociologia da Educação não se arvora em estabelecer normas com validade universal, mas não se furta em apontar possibilidade de ação, mesmo reconhecendo que isso não necessariamente leva aos resultados desejados.
f) O movimento da historia e as exigências de educação escolar, foi no século XIX que ela saiu do arbitrário individual e se tornou