Recursos Humanos
INTRODUÇÃO
O Programa de Introdução às Práticas Administrativas está baseado na análise dos recursos humanos e processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
A seguir serão abordados o perfil da organização, a identificação e análise dos processos organizacionais, levando aos integrantes a compreender as técnicas de mapeamento da organização, a avaliar a empresa quanto à sua eficácia e propor técnicas de aperfeiçoamento de processos da organização.
Será abordados também, a Administração de Recursos Humanos (ARH), que se refere às práticas e políticas necessárias para gerir pessoas; o Planejamento Estratégico, que resume o tipo de negócio que a empresa se baseia a partir das oportunidades e ameaças externas e forças e fraquezas internas; como também, o desenvolvimento de pessoas, que se constitui com a Avaliação de Desempenho. 1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1. RECURSOS HUMANOS
1.1.1. ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS – ARH
O segredo do gerente bem sucedido está em saber oferecer os meios adequados para que seus subordinados desempenhem seus trabalhos de maneira excelente (Chiavenato, 2099).
Segundo Gary Dessler (1942) a Administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se às práticas e as políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento, especialmente a contratação, ao treinamento, a avaliação, a remuneração e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro aos funcionários da empresa. Algumas práticas e políticas estão relacionadas, tais como prever as necessidades de trabalho e recrutar candidatos, selecionar candidatos, avaliar o desempenho, treinar e desenvolver.
De acordo com Chiavenato (2009), não há leis ou princípios universais para a gestão dos recursos humanos. A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das politicas e diretrizes