Recursos Humanos
Antigamente, as empresas preocupavam – se apenas a prestação de serviços sem ter em conta a componente satisfação do cliente. A partir do século XX, os gestores passaram a incluir esta componente, como sendo um instrumento indispensável no processo de prestação de serviços.
Neste sentido, a satisfação do público-alvo ganhou maior importância no contexto da gestão de empresas, visto que possibilita a conquista e fidelização dos clientes.
A satisfação dos clientes é alcançada a partir de diversas acções que as empresas precisam executar, assim, oferecer produtos e serviços de qualidade, além de preços e prazos são alguns pontos que podem influenciar na satisfação. Dessa forma, o presente estudo foi desenvolvido com a meta de identificar o nível da satisfação dos clientes das TDM na cidade de Inhambane.
A definição de Kotler (1998, p. 53) para satisfação é: " [...] o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa."
Sobre a satisfação dos clientes/consumidores é interessante avaliar que esta:
[...] depende do desempenho do produto percebido com relação ao valor relativo às expectativas do comprador. Se o desempenho faz jus às expectativas, o comprador fica satisfeito. Se excede as expectativas, ele fica encantado. As companhias voltadas para marketing desviam-se do seu caminho para manter seus clientes satisfeitos. Clientes satisfeitos repetem suas compras e falam aos outros sobre suas boas experiências com o produto. O essencial é equilibrar as expectativas do cliente com o desempenho da empresa. As empresas inteligentes têm como meta encantar os clientes, prometendo somente o que podem oferecer e depois oferecendo mais do que prometeram (KOTLER; ARMSTRONG, 1999, p. 6).
É preciso que as empresas compreendam que o cliente insatisfeito espalha informações negativas, e dessa maneira a imagem da organização é prejudicada, por isso, a satisfação