Literario
Gênero Épico
Todos os povos têm as suas narrativas.A forma como as organizam pode variaros meios pelos quais circulam podem ser diferentes ,mas o fato é que contar historias parece sr uma atividade própria da natureza humana.
Dos poemas orais ao romance contemporâneo,a literatura registra a trajetória das narrativas e seu estudo nos ajuda a compreender as mudanças formais e de conteúdo por que passaram.
As narrativas mais antigas apresentam uma caracterísica comum:todas contam os feitos extraordinários de um héroi.
Na cena de abertura da Odiesseia,podemos identificar algumas das características típicas da épica.Observe :
Musa,reconta-me os feitos do herói astucioso que muito perigrinou,dês ue esfez as muralhas sagradas de Troia; muitas cidades dos homens viajou,conheceu seus costumes, como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma, para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.
O poeta pede inspiração às musas para contar a história de um héroi,Odisseu,que perigrinou por muitas cidades e sofreu terríveis provações desde que desfez as muralhas sagradas de Troia.Aí estão delineados a voz narrativa,o héroi e sua superioridade diante de outros homens.
Epopeias clássicas ou primárias
Provavelmente a narrativa mais antiga de que se tem notícia é a que conta,em versos,a história de Gilamesh,rei de Uruk,na Babilônia ,que viveu por volta de 2700 a.C. É também a primeira epopeia a narrar os feitos de um héroi pátrio.Apesar disso,considera-se as obras épicas mais importantes para a literatura ocidental são a Ilíada e a Odisseia,que surgiram bem depois ,por volta do século VIII a.C.,e cuja autoria é atribuída a Homero.
Supõe-se que tanto a Ilíada quanto a Odisseia tenham se originado de cantos populares e declamações em festivais religiosos.
A estrutura dos poema homéricos seviu de base para outros épicos,como a Eneida ,de Virgílio,e Os lusíadas,de Camões.Por esse motivo,a Ilíada e a Odisseia são consideradas poemas