LITERÁRIO E NÃO-LITERÁRIO
A palavra empregada na comunicação comum é objetiva e impessoal; passa informações e seu objetivo é transmitir conteúdos; já no textoliterário a linguagem apresenta recursos expressivos que chamam a atenção para o modo como ela está construída. A linguagem é pessoal, carregada de emoções e de valores do eu lírico.
Enquanto o textoutilitário se volta inteiramente para a realidade, o texto literário se volta para a expressão, que nele é tão ou mais importante do que a própria realidade retratada.
Quando indagamos a respeito do queé que distingue um texto literário do não-literário, percebemos que não há uma única resposta e sim várias respostas porém não definitivas, corroborando para a complexidade do assunto tanto posto emdiscussão. Podemos, no entanto, apresentar os critérios mais usados atualmente para caracterizar o texto literário e não-literário.
Distinguí-los com base no caráter ficcional ou não-ficcional já foraconstatado outrora problema insolucionável, devido a impossibilidade de diferençar o real do fictício em certas situações concretas. Por exemplo, a história de uma aparição da Virgem Maria ou daintervenção de um espírito provocam risos num cético, mas são ouvidas com respeito por um crente.
Entretanto, modernamente, tem-se buscado a demarcação dos textos em outros campos. As análises mostraramque todo texto possui uma FUNÇÃO. Com base nesta conclusão, diz-se que o texto literário apresenta uma FUNÇÃO ESTÉTICA, enquanto o texto não-literário tem uma FUNÇÃO UTILITÁRIA (informar, convencer,explicar, responder, ordenar etc.).
Antes de partirmos, de modo enfático, para as características que delineiam ambas as modalidades, faremos uma breve consideração no