Recursos humanos
• Para Chiavenato (2010), a avaliação de desempenho humano nas organizações é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as competências de uma pessoa e, sobretudo, qual a sua contribuição para o negócio da organização.
A avaliação de desempenho é um excelente meio pelo qual se localizam problemas sobre:
•supervisão e gerência
• integração das pessoas à organização
• adequação da pessoa ao cargo
•possíveis carências de treinamento e de
•construção de competências
Chiavenato (2010) nota que antigamente a avaliação de desempenho podia ser feita por esquemas burocráticos e rotineiros. Hoje, o modelo burocrático cedeu lugar para a inovação e para a necessidade de agregar valor à organização, aos colaboradores e clientes.
Já para Marras (2009) a avaliação de desempenho auxilia para que as metas da organização sejam cumpridas, pois é uma das ferramentas para se aumentar aprodutividade. Ela serve para mostrar ao colaborador o que as demais pessoas pensam sobre o seu trabalho e qual a sua real contribuição para o mercado, para a empresa e principalmente, para o cliente.
Marras (2009) avaliação de desempenho serve também para verificar como está sendo realizado o trabalho do colaborador para que este, num futuro próximo, tenha a oportunidade de atuar em outras áreas de seu conhecimento e assim trazer mais resultados para a organização.
Na visão de Pontes (2005) é um método que visa, continuamente, estabelecer um contrato com os funcionários referente aos resultados desejados pela organização, acompanhar os desafios propostos, corrigindo os rumos, quando necessário, e avaliar os resultados conseguidos.
Fontes :
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 13 ed.– São Paulo: Saraiva, 2009.
Fonte: Souza et al. (2005, p.