A Microeconomia pesquisa sobre os principios das escolha
A Microeconomia explica as práticas de mercado, que se dividem em cinco praticas, sendo elas: Oligopsónio, Concorrência monopolística, Monopólio, Concorrência perfeita, e Oligopólio:
Oligopsónio: é uma forma de mercado com poucos compradoes, chamados de oligopsonistas, e inumeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do oligopólio, onde exixtem apenas alguns vendedores e varios compradores.
Concorrencia monopolística: é uma estrutura de mercado em quesão produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos proximos de concorrencia.
Monopólio: é como se denomina uma situação de concorrencia imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Concorrencia perfeita : é um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isolodamente, por ser insignificante, não afeta o nivel da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tão pouco o preço de equilibrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz- se que é um mercado atomotizado, pois é composto de um numero expressivo de agentes, como se fossem atomos.
Oligopólio: é uma forma evoluida de monopolio, no qual um grupo de empresas promove o dominio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, aluminio, aço, construtores automoveis, cimentos, laboratórios farmaceuticos, aviação, comunicação e bancos
O interesse da microeconomia se baseia no estudo das melhores escolhas dos agentes econômicos, isto é da forma estes procedem dado um conjunto de diferentes opções, comparando os benefícios e inconvenientes