Doping
Neste trabalho eu falo sobre o doping o tipo de drogas usadas e o mal que estas fazem.
O que é doping?
Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que promovem o desempenho de um atleta durante uma competição.
A palavra "doping" tem origem inglês, usada no turfe, e significa injeção ilícita de uma droga estimulante aplicada no animal de corrida para o ajudar numa vitoria fácil.
O doping é proibido nos desportos porque, além de ser prejudicial para a saúde, trata-se de uma vantagem injusta em relação aos outros desportistas.
O controlo de dopagem é feito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição. Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas.
Tipos de Substancias usadas:
Estimulantes: estas são usadas para aumentar o estado de alerta e agressividade, suportar a fadiga e diminuir o apetite facilitando a perda de peso. O seu uso causa excitabilidade, insônia, taquicardia, depressão, prejuízo na perceção de calor, do esforço e do rendimento real, o que leva a um aumento do otimismo e ultrapassagem dos limites físicos, pois o atleta pode continuar a competir mesmo com dores e lesões.
Ex.: pseudoefedrina, efedrina, anfetamina, etc.
Agentes anabólicos: Os anabolizantes são as drogas mais usadas nos desportos modernos. Os seus efeitos são o aumento da força e hipertrofia muscular. São usadas por atletas que procuram melhorar o seu rendimento em desportos com estas necessidades. As consequências do seu uso são alterações na função sexual, distúrbios hepáticos e cardíacos e aumento da agressividade. Em mulheres ainda pode ocorrer um processo de virilização ou acentuação de características masculinas. Ex.: testosterona, nandrolona, estanozolol, etc.
Diuréticos: São usadas para perda de água e peso, para poder atingir a categoria de peso necessária em diversos desportos. São utilizadas também para acelerar a