Recursos Humanos
O RH não é mais uma área isolada e burocrática, ele é parte integrante do negócio, e traz um diferencial competitivo para as organizações que adotam o planejamento estratégico de recursos humanos. Para que isso seja possível, o profissional de RH precisa saber aonde a empresa quer chegar, e traçar os objetivos a serem alcançados, pois cabe a ele escolher o caminho a ser seguido pelos colaboradores. Todavia, é fundamental um profundo conhecimento do negocio da empresa, do segmento em que atua, e das competências necessárias para que todas as ações estejam sincronizadas estrategicamente.
Entende-se como administração estratégica de recursos humanos, a gestão que privilegia como objetivo fundamental, através de suas intervenções, a otimização dos resultados finais da empresa e da qualidade dos talentos que a compõem. (MARRAS, 2000, p. 253)
Normalmente, o RH é conhecido como uma área burocrática, estática e executora de atividades rotineiras. Este artigo busca apresentar uma visão diferenciada do RH, destacando a importância que o RH tem no planejamento estratégico da organização, e mais que isso, demonstrar seu papel fundamental para o sucesso da mesma.
A proposta é mostrar que a partir da implantação do planejamento estratégico de RH, o gestor da área passa a ter uma postura diferenciada na execução de suas atividades diárias, e passa influenciar positivamente os resultados.
Stoner e Feeman (1994, p. 276) afirmam que: "O planejamento de recursos humanos,