Recursos humanos
É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações.
É uma área contingencial e situacional pois depende:
Cultura
Estrutura organizacional
Características do contexto ambiental;
Negócio da organização
Tecnologia
Processos internos e outras variáveis importantes.
GESTÃO DE PESSOAS
A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por “um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”
CONCEITOS E NOMENCLATURAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional que exigia desse profissional apenas experiência e técnica, não havia um programa de capacitação continuada do profissional.
GESTÃO DE PESSOAS – É caracterizada pela participação, capacitação , envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, que é o capital humano, que nada mais são as pessoas que a compõe. Cabe a área de Gestão de pessoas a nobre função de humanizar as empresas.
Administração de Pessoas
Administração de Recursos Humanos (ARH)
Envolve conceitos de várias áreas: direito: ex: direitos trabalhistas medicina: ex: doenças do trabalho psicologia: ex: estresse, motivação, liderança sociologia: ex: relacionamento em grupo educação: ex: aprendizagem, ensino, etc...
O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH?
PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS.
A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER.
PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; 19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS;