Recursos Humanos
Gestão de Pessoas
“Conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.” (Dutra, 2002, p.17).
Políticas (princípios e diretrizes que balizam decisões e comportamentos da organização e das pessoas).
Práticas (procedimentos, métodos e técnicas utilizados para implementação das decisões).
Planejamento estratégico de RH
Planejamento para necessidades futuras: decidindo de quantas pessoas, com que tipo de habilidades, a organização vai precisar.
Planejamento para o equilíbrio futuro: Comparar o número de empregados necessários com o número de empregados atuais que se espera que fiquem na organização. Planejamento do recrutamento ou da dispensa de empregados.
Planejamento do desenvolvimento dos empregados: para garantir que a organização tenha um suprimento regular de pessoal experiente e capaz.
Um aspecto importante do planejamento de pessoal é o desenvolvimento de carreiras.
Elementos centrais no Planejamento de RH
1 – Previsão: Tenta determinar o pessoal de que a organização precisará para manter seu crescimento e explorar oportunidades futuras. Ex.: o número, o tipo e a qualidade das pessoas necessárias no futuro; especificam o âmbito das responsabilidades que terão de ser atendidas e estabelecem que habilidades e conhecimentos serão necessários aos membros da organização.
2 – Auditoria de RH: Análise e avaliação dos RH atuais da organização, através da identificação das habilidades e da eficácia no desempenho, avaliar os pontos fortes e fracos do pessoal em face das necessidade futuras, desenvolvimento de um plano de sucessão detalhado ou um gráfico de substituições para os níveis mais altos de administração
Principais Indicadores de RH
São formas numéricas de gerenciar o resultado (Falconi, 2004).
PRODUTIVIDADE
Aumento de Desempenho
Redução de Absenteísmo
Redução de TURNOVER
QUALIDADE DE VIDA