Recursos Humanos
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Nome
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
INTRODUÇÃO
É muito importante saber administrar uma organização de maneira eficaz e aproveitando todas as oportunidades que surgirem no caminho. Na administração de recursos humanos não se vê algo muito diferente, pois é preciso encarar o setor que lida com questões humanas na empresa como um bom aliado para o alcance do sucesso da organização em diversos setores, se não e todos.
Neste trabalho serão apresentados conceitos da administração de recursos humanos e as vantagens que pode existir para aumentar a competição entre empresas no mercado, de forma que existam inúmeros benefícios a partir disso.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Durante muito tempo, a Administração de Pessoal (AP) foi conhecida como a área da administração que cuidava exclusivamente de admissões, pagamento e demissões da mão de obra das empresas, de acordo com a legislação trabalhista vigente. Naquela época, a área de AP considerava apenas as pessoas que trabalhavam em atividades física, de operações, mecânicas e fabris. O velho conceito de AP era derivado daquilo que os economistas chamavam de trabalho: uma atividade limitada a transformar o que provinha do fator de produção natureza.
Antigamente, a AP se limitava a funções burocráticas e operacionais e o departamento de pessoal era visto como o lugar da empresa no qual se admitia e se demitia pessoas. O trabalho principal era focado na elaboração mensal da folha de pagamento por meio de dados dos cartões de ponto. A referência básica era a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), no sentido de obedecer à legislação trabalhista vigente.
Modernamente, o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma formidável ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção