Recursos Humanos
Entre as principais atividades do departamento estão: Função do Planejamento programação de necessidade de pessoal, análise do mercado de trabalho, pesquisa de recursos humanos e orçamento de pessoal; Função suprimentos do quadro, cadastramento de candidatos a emprego, seleção; registro e cadastramento; função gestão de recursos humanos, movimentação de pessoal, cargos e salários, controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade), avaliação de desempenho, acompanhamento de pessoal, e treinamento; função pagamentos e recolhimentos, folha de pagamento, encargos sociais, rescisão de contratos de trabalho e auxílios.
O objetivo do RH é fazer com que o planejamento estratégico de pessoas esteja diretamente ligado ao planejamento estratégico da empresa e com a alta direção, ajudando a empresa a tomar decisões certas na hora certa.
Elaborar estratégias para permitir a empresa ver seu comportamento global e sua integração com os funcionários e o ambiente. É imprescindível que a empresa tenha um comportamento holístico e sistêmico em relação ao mercado, a fim de ter boas estratégias para sobreviver nesse mercado competitivo.
Essas estratégias precisam envolver objetivos que motivem os funcionários e conseqüentemente, trazerem um bom resultado. O RH é um departamento que auxilia a empresa a enxergar o mercado e seus funcionários, e para isso faz pesquisas para saber quais são os melhores métodos, incentivos e escolhas seletivas para que o funcionário produza e se torne eficiente e eficaz para a organização.
A Gestão de pessoas busca integrar a função de RH aos objetivos globais da empresa. Alguns autores citam que pode ser criado um modelo de diagnóstico dentro da abordagem contingencial para saber como se deve atuar o RH.
O indivíduo e a organização são seres interdependentes. Quando a empresa contrata o indivíduo este se torna dependente da empresa e a empresa se torna