RECURSOS HUMANOS
Desde a década de 70, passou-se a utilizar a expressão Recursos Humanos, para designar, no campo da Administração, a área de estudos e atividades que lida com os aspectos humano em geral, nas organizações.
RH, pode ser definido como um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado.
Ex. Quando um líder político se reúne com seus correligionários, a fim de, juntos analisarem uma situação e estabelecerem diretrizes para enfrentar uma campanha, ele e seus companheiros estão desempenhando varias funções de RH.
RH. É, portanto uma atividade que envolve permanentemente todas as pessoas que sejam membros de um grupo organizado. Assim sendo, envolve todos nós.
Recursos Humanos não é nenhuma novidade. É um campo da atividade tão antigo quanto o ser humano.
A EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES E RECURSOS HUMANOS
Da Antigüidade à Revolução Industrial:
Com a Revolução Industrial do século XVIII, provocando o aparecimento do capitalismo industrial é que Recursos Humanos passou a ter, também, marcante presença no mundo empresarial privado.
A organização era sinônima de hierarquismo, de poder elitista, expressa em comando energético e autoritário, onde a participação dos comandados nas decisões e controle de seus trabalhos era percebida como rebeldia, anarquia.
Em Suma, a atividade de Recursos Humanos desde a Antigüidade até o fim do século XVIII andou a reboque do autoritarismo burocrático e da discriminação econômica. Estava sempre a serviço dessa realidade. O esforço organizacional do trabalho girava em torno do Ter, sendo que o Ser, ou seja a auto-realização mais nobre, que caracterizava o ser humano, era entendido como privilégio das minorias nobres e religiosas, que desfrutavam das atividades espirituais ou religiosas mais refinadas, financiadas pelo excedente de riquezas produzidas pela coletividade.