Trabalho Individual Módulo 4 - Curso de Controladoria
Módulo: 4 – Balanced Scorecard
Fórum
Título Análise das principais barreiras encontradas em um processo de implementação do “Balanced Scorecard” (BSC) e o que pode ser feito para facilitar sua implementação.
Aluno
Disciplina: Controladoria.
Turma: CONTREAD_T0058_1013.
Introdução
Os métodos de medição de desempenho das empresas até a década de 90 eram apenas apoiados nos indicadores financeiros oriundo dos sistemas contábeis tradicionais, entretanto esses sistemas, não apresentavam uma correlação entre resultados financeiros e opções estratégicas não financeiras (FGV, Apostila de Controladoria, p 121), fazendo com que a empresa direcionasse, muitas das vezes, seus investimentos prioritariamente em opções de curto prazo, deixando em segundo plano, os impulsionadores de rentabilidade de longo prazo.
Em 1990, diante da deficiência apresentada pelos métodos de medição existentes Kaplan e Norton deram início ao estudo intitulado “Measuring Performance in the Organization of the Future”, que foi realizado em várias organizações dos EUA, atuantes nos setores de manufatura, serviços, indústria pesada e de alta tecnologia, levando à criação do sistema denominado “Balanced Scorecard” (BSC).
O sistema BSC complementa o planejamento, à medida que traduz a missão e as estratégias da empresa em um conjunto de indicadores de desempenho estruturados em uma relação de causa e efeito, que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica, possibilitando, assim, a implantação, o acompanhamento e a avaliação das estratégias empresariais.
Além de servirem para articular a estratégia da empresa, os indicadores do BSC são utilizados, também, para comunicar a estratégia a toda a organização e para ajudar a alinhar iniciativas individuais, organizacionais e interdepartamentais, visando alcançar uma meta comum. Nesse contexto, o BSC contribui para o alinhamento de toda a organização com suas estratégias.
O presente trabalho ter por