BT'S CD'S
623 palavras
3 páginas
PRODUTOS MERCADO MONETARIO (BILHETES DE TESOURO E CERTIFICADO DE DEPOSITO)João Miguel Rodrigues Caetano. 3749 F22
Bilhetes de tesouro
Historia:
Os Bilhetes do Tesouro (BT) constituíram desde a sua criação em 1985 e até 1998 um importante instrumento de financiamento do Estado e de intervenção monetária. A alteração das condições de definição e execução da política monetária resultante da criação da UEM em 1999 e a adopção de uma estratégia de financiamento do Estado orientada prioritariamente no sentido de desenvolver um mercado de títulos de médio e longo prazo com dimensão europeia e suficiente liquidez, levaram à suspensão da emissão de BT no início de 1999.Retomou-se em 2003 a emissão de BT como uma nova componente da estratégia de financiamento do Estado com carácter estrutural. Os BT vêm assim completar, com um segmento de curto prazo, uma curva de rendimentos de títulos líquidos do Estado português. O relançamento da emissão de BT enquadrou-se numa estratégia de criação de um mercado líquido para estes títulos, de dimensão internacional, capaz de contribuir para o alargamento e diversificação da base de investidores em dívida pública portuguesa.
Definição:
Os BT são valores mobiliários de curto prazo com um valor unitário de um euro, podendo ser emitidos com prazos até um ano, colocados a desconto através de leilão ou subscrição limitada e reembolsáveis no vencimento pelo seu valor nominal.
Funcionamento:
A colocação de BT em mercado primário é assegurada por um grupo de bancos reconhecidos pelo IGCP, E.P.E. como Especialistas em Bilhetes do Tesouro (EBT). Aos EBT é requerida comprovada capacidade de colocação interna e internacional para assegurar a distribuição e para garantir a liquidez ao mercado através da sua actuação como market-makers no mercado secundário.
A colocação de BT é ainda efetuada através da realização de leilões regulares de acordo com um calendário previamente anunciado ao mercado. O calendário de leilões é elaborado de forma