Recursos humanos
Introdução A presente pesquisa tem por objetivo de estudo mostra o mercado de trabalho para o menor de idade, as leis que regem o aprendiz, os programas que auxiliam e as caracteristicas da inserção do menor no mercado de trabalho.
LEGISLAÇÃO
No Brasil, a legislação pertinente proíbe o trabalho do menor de dezoito anos, exceto nas seguintes circunstâncias: i) O adolescente com idade entre 16 e 18 anos que tiver um trabalho que não seja noturno, perigoso, insalubre, penoso, realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, nem realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola; e ii) O adolescente com idade a partir dos 14 anos que obtiver um trabalho na condição de aprendiz. iii) A partir de 16 anos de idade e lei brasileira permite que a pessoa comece a trabalhar, com registro em carteira e com todos os direitos assegurados pela Constituição Trabalhista. Porém, muitos anúncios de emprego prezam pela experiência que falta para esses jovens, o que torna ainda mais difícil conquistar o primeiro emprego. Para algumas pessoas que nunca exerceram uma função remunerada a dificuldade começa antes mesmo de procurar uma colocação no mercado de trabalho, na fase em que se deve decidir qual função será a pretendida.
O Mercado de Trabalho
i) Muitos acreditam que por se tratar do primeiro emprego o jovem deve aceitar a primeira vaga que lhe for oferecida, o que não é uma verdade absoluta. Cada pessoa possui características em sua personalidade que indica em que área provavelmente sua atuação será melhor. Por exemplo, as pessoas comunicativas, que não