Forças de mercado
DAMARES DOS SANTOS SILVA
FORÇAS DE MERCADO.
SÃO PAULO
2012
DAMARES DOS SANTOS SILVA
FORÇAS DE MERCADO.
Trabalho realizado para a obtenção de pontuação na média do curso de Gestão em Processos gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP, sob a orientação da Profº Ricardo Futuro.
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 03
DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 04
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 06
INTRODUÇÃO
Um dos princípios do capitalismo é a livre concorrência, no entanto, um elevado percentual de grandes empresas pratica algum tipo de monopólio com o objetivo de atingir maiores margens de lucro.
DEFINIÇÃO DE MONOPÓLIO E OLIGOPÓLIO O termo monopólio é empregado quando uma única indústria ou grupo econômico domina todo o comércio de um determinado produto industrializado, ou seja, toda vez que percebemos a inexistência de concorrência comercial em um determinado ramo da economia.
Casos, onde um grupo de empresas controla a venda ou produção de um determinado bem, influenciando na disponibilidade e nos preços do mesmo, é possível observamos a formação de um oligopólio. Há também situações de duopólio que ocorre quando há somente dois vendedores de uma mercadoria ou serviço.
O poder de controle de um monopólio ou de um oligopólio pode variar de acordo com as situações que definem o processo de concentração observado. As principais práticas monopolistas são: * Truste: é uma forma de oligopólio desenvolvida a partir da junção de um grupo de empresas que se anulam quanto às suas respectivas autonomias para compor uma única corporação de maneira que possa se fortalecer, além de obter uma hegemonia em determinado mercado, controlando a