recursos humanos
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
Conceitos para o termo “empreendedor” não faltam. O empreendedor é o visionário em nós o sonhador, a energia por trás de toda atividade humana, a imaginação que alimenta o fogo do futuro, o catalisador da mudança. O empreendedor vive no futuro, nunca no passado e, raramente no presente. Nunca se ouviu tanto esta palavra e o principal motivo é que abrir seu próprio negócio tem sido uma alternativa para os que não conseguem uma vaga no mercado de trabalho. E em consequência disso, o crescimento no índice de mortalidade desses empreendimentos, na maioria das vezes iniciado apenas com a experiência técnica do proprietário, sem nenhum tipo de conhecimento gerencial, com educação e treinamento insuficientes, falta de apoio financeiro e políticas governamentais inadequadas. O lado positivo de ser empreendedor, é de poder gerar empregos, melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e de sua família. O lado negativo é pagar tantos impostos e ver que esses tributos não retornam de maneira benéfica à sociedade, de acordo como foram concebidos.
”Os conselhos que daríamos a uma pessoa para se tornar um empreendedor, é estudar muito bem o ramo que vai atuar fazendo pesquisa de mercado quanto ao produto, clientes, analisar custos financeiros, não desanimar no primeiro obstáculo, ser responsável cumprindo tudo o que prometeu e se tornar um parceiro do seu cliente, pois é dele que vem a sobrevivência da empresa”.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Podemos citar como características do empreendedor:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
- Capacidade de