De Sarney a Dila: 28 anos da redemocratização brasileira
Rio de Janeiro, 29 de Outubro de 2013.
Disciplina: História, Filosofia e Sociologia.
Professor: Rodrigo Salgado
Aluno: Jefferson Oliveira
Sumário
Introdução -------------------------- 02
Redemocratização brasileira ------ 03
Cultura Brasileira na redemocratização----- 05
Bibliografia --------------------- 07
Introdução
Redemocratização é o processo de restauração da democracia e do estado de direito em países ou regiões que passaram por um período de autoritarismo ou ditadura.
O Brasil passou por dois períodos de redemocratização, o 1° com a deposição de Getulio Vargas em 1945 logo após uma ditadura iniciada em 1937 e outro que teve inicio em 1979 no governo de João Figueiredo logo após o período de ditadura militar e é nesse 2° movimento de redemocratização que iremos aprofundar.
Redemocratização brasileira (1985)
Depois dos anos de chumbo do governo Médici, Ernesto Geisel assumiu a presidência em 1974 e trouxe uma esperança de retorno à democracia com a abertura política ‘lenta e gradual’. Com a aprovação da Lei da Anistia, em 1979, pelo governo de João Baptista Figueiredo, esperava-se que o regime cessasse rapidamente.
Com isso, na década de 80 o Brasil passa um momento de redemocratização, aonde deixa de ser estado ditatorial para ser estado democrático. Este processo começa a ocorrer depois de um movimento civil chamado “Diretas Já!”, com participação maciça dos movimentos estudantis, que exigiam eleições presidenciais diretas.
O movimento das diretas iniciou se depois do pedido do então senador Teotônio Vilela, no programa Canal Livre da TV Bandeirantes, no ano de 1983, para que se criasse um movimento a favor de eleições diretas.
Então no dia 25 de janeiro de 1984, aniversário da cidade de São Paulo, ocorreu o grande