Recursos Humanos
Amostragem é uma técnica estatística que significa extrair do todo (população) uma parte (amostra) com o propósito de avaliar certas características desta população.Segundo Barbetta, (2001), são apontadas quatro razões para o uso de amostragens:
1) Economia: Quando não houver tempo e/ou recursos suficientes para estudar toda a população, é bem mais econômico estudar parte dela.
2) Tempo: existem situações que não haveria tempo suficiente para pesquisar toda a população – a característica a ser estudada é muito variável, sujeita a alteração brusca em curto período de tempo; ou uma pesquisa eleitoral;
3) Confiabilidade dos dados: pesquisar um número menor de elementos ajuda na verificação de erros;
4) Operacionalidade: a condução do estudo fica bem mais fácil com menor número de elementos pesquisados.
Segundo Schiffman e Kanuk (p. 26), um plano de amostragem deve responder às seguintes questões: quem pesquisar (unidade de amostragem), quantos pesquisar (o tamanho da amostra) e como selecionar (o procedimento da amostragem). A decisão de quem pesquisar exige que o universo seja definido de modo que uma amostra adequada possa ser selecionada. As entrevistas realizadas com o público correto são fatores básicos para a validade do estudo. O tamanho da amostra depende do orçamento disponível e do grau de confiança que se quer alocar aos resultados. A decisão de utilizar amostras ou utilizar a população total está diretamente ligada ao objetivo do estudo.
Por exemplo: Se o objetivo do estudo for:
Avaliar a prevalência de cárie entre os 45 escolares com necessidades especiais de uma determinada escola do meu município? Neste caso posso utilizar a população total já que o número de participantes no estudo é pequeno.
Avaliar a prevalência de cárie entre os brasileiros em determinado ano. Neste caso torna-se impossível utilizar a população total visto que o número de participantes no estudo é muito