Recursos humanos
Tema: “Processos de identificação, atração e de escolha e classificação dos candidatos no mercado” Recrutamento é um conjunto de procedimentos com a finalidade de atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O mesmo é desenvolvido com base nas necessidades presentes e futuras da organização.
Tem por objetivo atrair e selecionar os profissionais mais adequados para o desempenho de uma determinada função. Os processos seletivos podem ser compostos por entrevistas, dinâmicas de grupo e testes psicológicos, entre outros, ou por conjugação de vários destes, dependendo da política ou prática da organização. Uma seleção objetiva, isenta, criteriosa e ajustada, além de ser o espelho de uma organização, acaba contribuindo bastante para o desempenho de uma empresa.
Todo processo de recrutamento é constituído por três fases:
· Pesquisa Interna: levantamento interno das necessidades e carências da organização, de forma contínua para executar as tarefas, ou seja, remanejamento de empregados, que podem ser promovidos ou transferidos com promoção. É um processo vantajoso por ser mais econômico, rápido, apresentar índices de validade, é uma fonte de motivação aos empregados, aproveita os investimentos da empresa em treinamentos e desenvolve espírito de competição.
· Pesquisa Externa: pesquisa de mercado com a intenção de localizar fontes de recrutamento, ou seja, funciona com candidatos vindos de fora, através de cartazes ou anúncios em jornais, revistas e internet, apresentação do candidato, agências de recrutamento, palestras em universidades e escolas, etc.
· Escolha da técnica de recrutamento a aplicar.
Dentre as técnicas usuais, temos diversas modalidades de recrutamento: interno, externo, misto, terceirização e universo virtual.
Partindo deste referencial, temos múltiplos caminhos disponíveis para a efetivação do recrutamento de pessoas e a importância deste processo como fonte de