Recursos humanos
3.1 Avaliação da área estudada
3.1.1 Com base nos dados e informações registradas, no Relatório 2, avaliar:
a) Quais são os pontos fortes da área?
"Nossa preocupação é sempre proporcionar o melhor às pessoas", afirma Sheila Leme, gerente de RH do Mcdonalds. Mas, o que elas acham que é o melhor? "Temos de responder a essa questão diariamente. Claro que existe a preocupação de orientar os funcionários, mas também temos de ouvi-los. Até porque as pessoas têm níveis [profissionais e culturais] muito diferentes”.
E respeitar, assimilar, gerenciar as particularidades faz parte da gestão de pessoas. A partir daí é que se pode ajudar alguém a se desenvolver. No entanto, para que as transformações aconteçam, é preciso coragem e disposição - de ambos os lados. "Toda mudança exige que a pessoa esteja aberta", afirma Sheila. "Mas, como ficou claro que as avaliações de desempenho revertem para o bem do funcionário e o desenvolvimento de sua carreira, a aceitação é muito boa", explica.
b) Quais são as razões que geram esses pontos fortes da área?
Para alcançar esse objetivo, todos contam com o Plano de Desenvolvimento Individual - que prevê estratégias para aproveitar os pontos fortes e aprimorar os pontos fracos de cada um - e a Lista de Verificação, na qual líderes de cada área fazem avaliações diárias dos funcionários quanto à performance, comunicação e feedback dado aos subordinados.
c) Quais são os pontos fracos da área?
O maior problema da empresa Mcdonalds no setor de Recursos Humanos é o salário, pois ela não trabalha com salários fixos e sim com horas trabalhadas e os funcionários trabalhavam cerca de 6 a 8 horas pos dia, ganhando 2,16 por hora no final do mês não recebia nem o salário mínimo. E quando recebia uma proposta da concorrência ou outra empresa para receber o salário mínimo saiam do Mcdonalds em busca de um melhor salário.
d) Quais são as razões que geram esses pontos fracos na área?
A insatisfação