Floclore
“Folclore nas escolas”
Curso: Licenciatura em Artes
Disciplina: Folclore/Prática
Versão: maio/2011
Curitiba 2011.
Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR - Curitiba
cOMO OS PROFESSORES ESTÃO TRABALHANDO O TEMA FOLCLORE NAS ESCOLAS.
Trabalho de Prática apresentado ao Centro Universitário Claretiano, à disciplina de Folclore, ao Curso de Educação Artística- Artes como requisito parcial para a obtenção de horas à referida disciplina.
Curitiba – PR 2011.
PROJETO FOLCLORE
Como os professores estão trabalhando o tema em sala de aula.
1. INTRODUÇÃO: O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos dos pais, exaltam a nossa cultura. Se o sul e o Sudeste brasileiro são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa da crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste e no Centro – Oeste do país as tradições se mantém cada vez mais vivas. Ha muito tempo elas fazem parte da vida de muitas pessoas.
2. JUSTIFICATIVA: O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
3. REVISÃO DE LITERATURA: Do inglês: FOLK = POVO LORE = SABEDORIA, CONHECIMENTO. A palavra Folclores foi