trabalho
Cultura e tradições
A influência das culturas portuguesa e nordestina foi marcante no folclore amazonense que possui características indígenas.
Tendo a natureza e o misticismo como expressões básicas, as manifestações populares acontecem na capital e em várias cidades do interior. Em junho a programação se concentra nos festivais folclóricos de Manaus e Parintins.
Na capital do Estado realiza-se há mais de 30 anos uma grande festa com os "bumbás "Corre-Campo, Brilhante, Gitano, Tira-Teima e Tira Prosa. Há também as quadrilhas, cirandas e danças nordestinas apresentadas em espetáculos no Centro Cultural do Amazonas, um local com toda a infra-estrutura para abrigar milhares de pessoas.
Em todo o mês de junho as festividades envolvem desde escolas, bairros e localidades no interior.
Atividades economicas
As principais atividades econômicas são o extrativismo vegetal e mineral, a indústria e a pesca. O extrativismo vegetal orienta-se para a exploração da castanha-do-pará e da borracha. Já no setor de mineração, os principais produtos são o calcário e o estanho.
A capital do Estado, Manaus, é a cidade mais populosa, tratando-se ainda de um importante centro industrial, gerado a partir da criação da Zona Franca de Manaus em 1967. No setor industrial amazonense, destaca-se a indústria eletro-eletrônica, além das indústrias voltadas aos produtos da mineração e aos produtos alimentícios.
A pesca consiste numa importante atividade para o Estado, em grande parte voltada para a subsistência, já que o Amazonas possui uma rica e abundante malha hidrográfica.
Entre os principais produtos da agricultura amazonense têm destaque o arroz, a banana, a laranja e a mandioca.
Os olhos do mundo inteiro voltam-se para a região do Estado do Amazonas e, de modo mais amplo, à Floresta Amazônica, num momento de esgotamento de muitas das fontes energéticas, minerais e vegetais. Paralelamente, o interesse internacional pela região dá-se pelo fato do Amazonas conter