serviço social
MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Maria Cecília de Souza Minayo é Mestre em Antropologia, fez mestrado em Saúde Pública e é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ.
O texto a ser analisado é do livro “Pesquisa Social”, primeiro capitulo, “CIÊNCIA,TÉCNICA E ARTE: O DESAFIO DA PESQUISA SOCIAL”.
O texto abordado mostra uma linguagem clara e objetiva, discute o que é Ciência, quais são os conceitos principais do campo científico e busca distinguir ciências humanas e ciências sociais de ciências naturais. Conceitua a pesquisa como atividade central do campo científico.
A Ciência, segundo o texto, surgiu na era primitiva, através de mitos, explicaram e explicam os fenômenos entre a vida e a morte, a ocupação dos indivíduos na organização social, seu poder, controle e reprodução.
Explana no começo do texto a ciência como forma de explicação do ser humano e da realidade em que vivi através de uma ciência que também não consiga explicar certos fatos sociais. A ciência é a forma hegemônica de construção da realidade, existindo assim alguns conflitos e contradições no campo cientifico, a partir disto entra a cientificidade.
A cientificidade na pesquisa social abre algumas discussões; com relação a uma pesquisa na qual nós mesmo somos o objeto pesquisado e em uma realidade que muda sempre, diferente e especifica. Não pode ser reduzida a uma forma de conhecer,no texto fala que ela pré-contem ,diversas maneiras concretas e potenciais de realização. Podendo assim ter um questionamento
_______________________________________________________________
‘Aluna do 1°semestre da Faculdade Ateneu do Curso de Serviço Social.
sobre a validação da ciência social. Isso fica