Adm financeira nas pequenas empresas
1. – INTRODUÇÃO
Este estudo tem por objetivo principal discutir as práticas da administração financeira nas micros, pequenas e médias empresas, prática esta pouco utilizada em organizações deste porte. Serão discutidos conceitos básicos e simples que, se seguidos pelas organizações, poderão minimizar os efeitos das incertezas relativas a qualquer ramo de negócio e assim promover a longevidade organizacional. Será mostrado que, a partir da adoção de conceitos simples, é perfeitamente possível a uma empresa organizar-se de maneira que consiga melhorar seus resultados na captação de recursos e na redução de custos e despesas. Um ponto importante a ser elucidado para o leitor deste artigo é que se torna praticamente impossível valer-se de quaisquer conceitos discutidos neste estudo vislumbrando a realidade de uma empresa que tem problemas de ordem contábil no que tange à confecção de seus demonstrativos contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados do Exercício). Para tanto, é mister haver um maior entrosamento entre a organização e sua contabilidade no sentido de esta poder exercer seu papel precípuo que é o de fornecer informações gerenciais à administração da organização.
2. – TEMA
A Administração Financeira como diferencial para melhoria da eficiência organizacional.
3. – PROBLEMA
Podem as micros, pequenas e médias empresas conseguirem se utilizar dos conceitos de administração financeira para serem mais eficientes em seus resultados?
4. – JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o grau de eficiência que o mercado exige das empresas que se arriscam a empreender em qualquer ramo de negócio, é imperativo que estas organizações adotem práticas voltadas a maximizar seus resultados a partir de práticas reconhecidamente utilizadas por grandes corporações e que são perfeitamente ajustáveis à realidade da micro, pequena e média empresa. Não se pode pensar unicamente no