recursos humanos
Governança diz respeito aos meios e processos que são utilizados para produzir resultados eficazes, que aborda desde a preocupação como as decisões a serem tomadas e suas consequências, tanto para as partes interessadas externas (acionistas e cotistas) bem como as partes interessadas internas da corporação.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa é modo como uma empresa é administrada e que causa influencia no conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições. Governança corporativa também envolve as relações entre os grupos de partes interessadas e os objetivos para os quais a corporação é governada. Os principais grupos de partes interessadas externas são os acionistas, os credores, o comércio, fornecedores, clientes e comunidades afetadas pelas atividades da corporação, já as partes interessadas internamente são formadas pelo conselho de administração, executivos e demais empregados.
Governança corporativa é um assunto plurifacetado pela natureza e pela extensão da responsabilidade que envolve indivíduos específicos na organização. Um dos impactos de um sistema de governança corporativa é na eficiência econômica, com ênfase no bem-estar de acionistas.
Esse sistema de qualidade prioriza a necessidade das empresas modernizarem sua alta gestão, visando tornarem-se mais atraentes para o mercado. O fenômeno foi acelerado pelos processos de globalização, privatização e desregulamentação da economia, que resultaram em um ambiente corporativo mais competitivo. A Transparência disponibiliza ás partes interessadas informações que sejam de seu interesse e não apenas e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. A adequada transparência resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive