recursos humanos
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina de : mundividencia cristã
Discentes:
Arnaldo C.T. Langa
Adriana do Carmo
Alexandra Garcia
Auxilia M. X. Jacinto
Delfina B.M. Guente
Elsa Americo Piquina
Docente: Alice Nhamposse
Nampula, Agosto 2013
Cosmogonia
Cosmogonia é o termo utilizado para determinar uma ou mais teorias sobre a formação do nosso universo. Actualmente, não existem muitas dúvidas acerca do principal autor dessa "melodia secreta"- a energia, no entanto há cerca de 6000 anos atrás o homem necessitou de uma explicação para o inexplicável, para aquilo que não se conseguia explicar com simples palavras e simples actores. E no entanto, aquela que mais fez foi sem sombra de dúvidas a mais complexa de todas - a Natureza, nela se escondiam as bases da criação.
Para os Antigos Egípcios, que depressa iniciaram as suas bases cosmogónicas nos primórdios da sua civilização, a natureza era uma fonte rica em personagens mistificadas e adoradas. As tribos nómadas que durante o período pré-histórico e pré-dinástico (cerca de 4000 anos antes de Cristo) dominaram as planícies e oásis no actual Saara, construíram as fundações para aquilo que seria uma das cosmogonias mais espantosas do género humano. Essas ideias cosmogónicas representam o primeiro aspecto da civilização egípcia a chegar até nós. Graças a elas o clero1 pode explicar a criação do mundo e do cosmos cuja visão da época dava conta de duas forças antagónicas em constante luta: a Ordem e o Caos.
Modelo do Big Bang
É o modelo que tanto explicou a formação do universo. Este modelo foi desenvolvido a partir das equações da teoria da relatividade geral de Einstein. A ideia básica do modelo é de 1927, mais a base matemática do modelo actual foi desenvolvida pelo grupo do físico Rusu George Gamay nos idos de 1940.
Como todo modelo científico, o Big Bang não é uma “verdade absoluta” mais