quimica
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA GERAL
RELÓGIO DE IODO
Data da realização do experimento:
Professor Responsável: Geverson Façanha
Aluno: Naiara Carvalho
Uso do Professor
Nota do Grupo
Aluno: Tatiana Oliveira
Aluno: Márcio Alves
Aluno: Daniely Viana
Manaus, AM
2013
INTRODUÇÃO
Como pode uma reação composta de duas substâncias totalmente incolores resultarem em um produto de cor azul? A explicação para essa reação é simples.
Chamada de reação de Landolt ou de reação relógio esse experimento trás com muita facilidade a transformação de uma reação química, que se dá após consumo de uma das substâncias. Duas soluções são envolvidas nesse sistema que dão origem ao produto de cor azul, no caso usa-se uma solução A (Iodeto de Potássio) e uma solução B (Amido solúve, bissulfito de sódio e ácido sulfúrico) que juntos em um sistema causam uma transformação quase que instantânea.
Esse processo se dá devido ao consumo de bissulfito de sódio e isso causa um acumulo de iodo no sistema então, ocorre a oxidação lenta do íon iodeto a iodo e em seguida à redução rápida do iodo novamente em iodeto, o processo tem como função consumir o agente redutor de modo a prevalecer somente a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo permitindo que se forme então o complexo azul que dá cor o produto da reação.
O processo pode ser resumido pelas seguintes reações:
Sistema inicial. IO3–(aq) + 3HSO3–(aq) → I–(aq) + 3SO42–(aq) + 3H+(aq)
Oxidação lenta de íon de iodeto à iodo.
IO3–(aq) + 5I–(aq) + 6H+(aq) → 3I2(aq) + 3H2O(l).
Redução rápida de iodo novamente à iodeto.
I2(aq) + HSO3 –(aq) + H2O(l) → 2I–(aq) + SO42–(aq) + 3H+(aq)
OBJETIVOS
Criar uma reação relógio de iodo que apresente facilmente as ligações químicas e as forças intermoleculares presentes nessa reação.
MATERIAIS E MÉTODOS
Material Reagentes
10 béqueres de 100mL