Terapia nutricional na anemia ferropriva
Centro de Ciências da Saúde
Anemia Ferropriva
Santo Antônio de Jesus- BA
27 de Fevereiro de 2012
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências da Saúde
Componente Atenção dietoterápica II.
Discentes: Camilla Paixão, Hanna Bittencourt, Jaqueline Passos, Luana Almeida, Manuela Brito e Tarcísio Costa
Docente: Vanessa B.Facina.
Santo Antônio de Jesus- BA
27 de Fevereiro de 2012
ANEMIA FERROPRIVA
Definição
A anemia causada por deficiência de ferro. É caracterizada pela produção de hemácias pequenas (microcíticos) e um nível diminuído de hemoglobina circulante; o último estágio da deficiência de ferro, que representa o ponto final de um longo período de privação desse mineral (MAHAN e ESCOTT-STUMP, 2005).
Epidemiologia
A deficiência de ferro, apesar de ser uma das carências mais prevalentes no mundo e ter sua etiologia bem conhecida, é um problema que ainda persiste, tanto nos países desenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento. Estima-se que, nos países desenvolvidos, 12% das crianças menores de cinco anos encontram-se anêmicas, enquanto nos países em desenvolvimento este percentual atinge 51%, configurando a anemia como um grave problema de saúde pública.
A Organização Pan-americana de Saúde, com base em estudos locais e/ou estaduais, aponta o Peru como o país com maior prevalência de anemia em toda a América Latina e Caribe (57%), seguindo-se o Brasil com 35% das crianças de 1 a 4 anos anêmicas, correspondendo a um total de 5 milhões nesta faixa etária. No Brasil, os dados para prevalência de anemia variam de 22,7% a 77,0%6, e nas diferentes Regiões estas discrepâncias estão relacionadas aos fatores socioeconômicos. Os dados medianos encontrados em uma revisão de literatura apontou a prevalência de anemia foram de 53%, confirmando valores estimados pela Organização