REVOLUÇÃO FRANCESA- HERENÇAS e KARL MARX

2940 palavras 12 páginas
UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL - UNIVEL
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL CURSO DE DIREITO

BRENDA NARDINO PIVOTTO LARISSA VALDUGA

REVOLUÇÃO FRANCESA- HERENÇAS kARL mARX

CASCAVEL - PR
2013

Introdução Decorridos mais de dois séculos da Revolução Francesa, suas heranças permanecem vivas na estrutura da sociedade moderna. A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza na França e a ascensão da burguesia ao poder político, consolidando no plano econômico, as relações de produções capitalistas. No decorrer no trabalho serão abordados assuntos relevantes ao entendimento da revolução francesa, desde o contexto histórico da época, os motivos que a ocasionaram, a divisão das classes sociais, as fases que a dividiram e as heranças deixadas por ela, que influenciam em nossa sociedade até os dias de hoje. Complementando uma breve explanação sobre o pensamento politico de Karl Marx, importante teórico que tinha como preocupação compreender o capitalismo para modifica-lo, dedicou-se ao estudo do modo de produção capitalista, assim mais do que contribuir para o progresso da ciência, queria propor uma transformação política, econômica e social. Ele olha a sociedade sob um ponto de vista econômico, a economia é o centro da sociedade.

Revolução Francesa - Contexto Histórico da França A situação econômica da França era bastante crítica, quase toda a renda da nação vinha da agricultura, a população era cerca de 26 milhões de habitantes, e destes mais de 20 milhões oravam no campo. Uma boa parte desses camponeses estavasubmetida ao regime de servidão.
O comércio não podia se expandir, principalmente por causa das barreiras feudais que ainda subsistiam no interior da França, obrigando os comerciantes a pagar altos impostos

Relacionados

  • trabalho
    981 palavras | 4 páginas