tabela
NOME
ISOLEUCINA
PROLINA
ASPARTATO
GLUTAMATO
CONCEITO
A Isoleucina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos
A prolina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
O ácido aspártico ou aspartato é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.
O ácido glutâmico ou glutamato é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É um aminoácido não essencial.
DESCOBERTA/ANO
Descoberta em 1901 por Fischer
FUNÇÃO
É utilizado pelo corpo para sintetizar proteínas e para produzir energia quando se pratica exercício físico.
É o principal componente do “colágeno”, que constitui a pele e outros tecidos. Atua como fonte de energia de rápida atuação.
Presente em grandes quantidades no aspargo. É uma fonte de energia de rápida atuação.
Presente em grandes quantidades no trigo e soja. É uma fonte de energia de rápida atuação.
FÓRMULA
C6H13NO2
C5H9NO2
C4H7NO4
C5H9NO4
MASSA MOLAR
131.16 g mol-1
115,13 g/mol
133,11 g/mol
147.11 g mol-1
PONTO DE FUSÃO
284 °C
205 °C
271 °C
199 °C
DENSIDADE
1,38 g·cm-3
TABELA DE AMINOÁCIDOS
NOME
FENILALANINA
TIROSINA
TRIPTOFANO
LISINA
CONCEITO
A Fenilalanina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. É um composto natural que está presente em todas as proteínas
Este é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Este aminoácido também é utilizado na síntese da adrenalina, neurotransmissor do corpo humano.
O triptofano é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo, portanto um