12350323
2504 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRECENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS-CEL
CAMPUS FLORESTA - CZS
CURSO DE PEDAGOGIA – 5º PERÍODO
ARIADNA CAETANO
ALESSON GOMES
ELEN TAÍRES
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: “NENHUM A MENOS”
CRUZEIRO DO SUL-ACRE
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS-CEL
CAMPUS FLORESTA - CZS
CURSO DE PEDAGOGIA – 5º PERÍODO
ARIADNA CAETANO
ALESSON GOMES
ELEN TAÍRES
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME: “NENHUM A MENOS”
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Didática II – 5º Período do Curso de Pedagogia, como requisito parcial para avaliação da N2.
Orientadora: Profª. Drª . Maristela Rosso Walker
CRUZEIRO DO SUL-ACRE
2013
Análise do Filme
O filme “Nenhum a menos” revela as duras condições da educação na zona rural chinesa, numa pequena aldeia de Shuiquan. No filme o professor titular Gao é obrigado a deixar a aldeia para visitar sua mãe que estava muito doente, mas para isto, tem que deixar um substituto na sala de aula. O prefeito da aldeia não encontra ninguém que aceite trabalhar em más condições, sendo obrigado a chamar a garota Wei Minzhi de 13 anos para substituí-lo e esta tinha como único interesse receber o dinheiro que havia lhe prometido.
Um dos problemas retratados pela obra é a questão da evasão escolar e é em cima desta problemática que acontece o desenrolar do filme, uma vez que, o professor Gao promete pagar mais 10 yuans caso Wei mantivesse os 28 alunos em sala de aula, a partir daí ela traça um objetivo de “nenhum a menos” na sala para poder ganhar seu dinheiro. Um dos alunos deixa a escola para ir trabalhar na cidade com intuito de ajudar nas dívidas de casa é quando Wei mobiliza seus alunos para arrecadar dinheiro para ir à busca de seu aluno.
A escola está situada em um ambiente, onde não há energia elétrica, as ruas não são