Recursos humanos
Conhecimento-processo inacabado e dinâmico. Não termina nunca, pois ele pode ser aperfeiçoado. Esforço investigativo para descobrir aquilo que não está compreendido.
O conhecimento é fruto da relação sujeito e objeto. È preciso de o sujeito (aquele que conhece) traga para si algo que está fora dele e que se quer conhecer (objeto)
Teoria – explicação sistemática dos fenômenos observados e das leis relativas a eles. Elas poder ser reelaboradas sempre que apresentarem lacunas em sua apresentação.
Retórica - capacidade de saber argumentar e convencer.
Tipos de conhecimento – popular/filosófico/religioso e cientifico
Popular – é chamado Tb de conhecimento espontâneo, vulgar ou empírico, surge do viver cotidiano, adquirimos das observações e informações. Verdades não rigorosas, caráter supersticioso. Opinião. (Censo comum, todo mundo diz) Ele pode ser intuitivo, imediato, concreto e não se pauta pela lógica, pode ser pouco racional, ter respostas ambíguas e nem sempre verdadeiras, se pautam nas aparências: Ex: prevêem chuvas por causa da mudança do tempo, Leite fora da geladeira azeda. Manga com leite faz mau.
Filosófico – a palavra significa “sabedoria”, reflexão profunda, busca do sentido da vida sendo critico, conhecimento especulativo. Tem a tarefa de compreender a realidade e contribuir com conteúdos reflexivos e lógicos para que a realidade possa ser transformada.
Religioso – também é chamado de teológico, verdades reveladas por meio da fé ou crença religiosa, verdades infalíveis e inquestionáveis. Não necessita de experimentação e demonstração. No entanto o conhecimento religioso se analisa, interpreta e explica. O conhecimento religioso não pode ser negado ou confirmado. A fonte do conhecimento está nos livros sagrados.
Cientifico – uso método experimental, observação da natureza e rigor. Caracteriza pela busca da compreensão dos fenômenos existentes por meio da utilização d e procedimentos metódicos em suas