Recursos humanos
Negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando um aprendizado conjunto, com o objetivo de minimizar as diferenças na definição de valor.
A negociação é ainda o modo mais eficiente de conseguir algo que se deseja. Negocia-se quando existem alternativas a serem escolhidas, e essas alternativas envolvem a própria pessoa ou terceiros. Para ambos os lados, as diversas alternativas apresentam interesses comuns e interesses conflitantes, expressando a complexidade das relações.
Por outro lado, a negociação possui um dilema fundamental, denominado o Dilema do
Negociador:
Para criar valor é preciso oferecer informações sobre os seus interesses, porém revelar seus interesses pode criar desvantagem.
Passo 1 - Relembrar os conceitos básicos de negociação Voltar ao topo
A negociação é um processo que pode ser aprendido e aprofundado, obedecendo a diferentes teorias e estratégias, mas os elementos básicos não mudam:
Nenhum dos negociadores deve tentar "ganhar" os despojos do passado; Ambos enfrentam um problema actual que pode prejudicar o seu relacionamento futuro;
Nenhum deve tentar impor um convénio;
Para alcançar o acordo é necessário procurar níveis de interesse comuns; Ambos estão desejosos de encontrar uma solução em que todos fiquem a ganhar. O objectivo é chegar a acordo, não é obter uma vitória total NEGOCIAÇÃO:
CONCEITOS:
A NEGOCIAÇÃO pode ser considerada como:
* um processo de decisão pelo qual os intervenientes estabelecem, ou pretendem estabelecer, um acordo por oposição a uma forma de acção unilateral;
* o uso da informação e do poder, com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão;