Ética
4O – GESTÃO DA QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
DISCIPLINA:
ÉTICA
PROF. MILTON RIITANO FRANCISCO
ÉTICA
Hoje, estamos diante de um novo paradigma civilizatório com o qual não aprendemos a lidar. E que parece desafiar o gênero humano, tal como a Esfinge ao jovem Édipo: “Decifra-me ou te devoro”. Isto porque lidar com esse novo paradigma é uma aposta de ordem intelectual, política e sobretudo ÉTICA cujo fracasso pode trazer conseqüências nefastas para o conjunto da humanidade.
O QUE É ÉTICA?
Ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Via de regra está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Segundo o Dicionário Aurélio, Ética é “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja do modo absoluto”.
E segundo a Enciclopédia Delta Larousse, Ética é “a ciência que tem por objeto o julgamento de apreciação enquanto ele se aplica à distinção do bem e do mal”.
A ética pode ser definida de várias maneiras. Afirma-se que ética é justiça. Em outras palavras, inclui princípios que todas as pessoas racionais escolheriam para reger o comportamento social, sabendo que eles podem ser aplicados também a si mesmas. Por meio do estudo da ética, as pessoas entendem e são dirigidas pelo que for moralmente certo ou errado. Entretanto, o assunto continua controvertido. Afinal, aquilo que é eticamente correto para uma pessoa pode ser errado para outra.
Por essa razão, a sociedade tende a definir a ética em termos de comportamento. Por exemplo, uma pessoa é considerada ética quando seu comportamento está de acordo com sólidos princípios morais baseados em ideais como equidade, justiça e confiança. Estes