Recursos humanos
Olá, pessoal do curso de Gestão de Recursos Humanos!!!! Estou muito feliz em trabalhar com vocês nesse semestre, abordando a disciplina cultura e clima organizacional. Para quem ainda não me conhece o meu nome é Elisete. Sou Administradora e, além de exercer o trabalho na docência, também atuo com gestão de equipes em uma empresa do segmento de Comunicação.
Bom, se o nosso intuito é conhecer a temática da cultura organizacional, convido vocês a iniciarem os nossos trabalhos.
Quero propor, nessa primeira etapa de estudo, a contextualização das organizações contemporâneas. Como as empresas se apresentam atualmente? Como elas percebem os seus funcionários?
Vamos buscar essas respostas agora.
Pessoal, não podemos pensar as organizações independentes do contexto e da época em que se inserem. Vivemos uma corrente de mudanças nos vários campos, social e humano. A palavra que define o momento é "complexidade". Essas mudanças são decorrentes do rápido desenvolvimento econômico das últimas décadas, em especial, no mundo ocidental.
A sociedade vive um maior individualismo, dentro de redes sociais cada vez mais virtuais, nas quais o individuo desenvolve contatos múltiplos com um número cada vez maior de estranhos íntimos.
A excelência se desloca do " ser" para o "fazer", e são as organizações os espaços em que esses resultados devem ser atingidos.
A carreira profissional torna-se o elemento organizador da vida pessoal, aquilo que lhe dá sentido, autoimagem, reconhecimento. Um referencial que lhe permiti a expressão do sucesso e da realização pessoal. Nesse sentido, a identidade profissional torna-se a identidade pessoal.]Podemos perceber nas sociedades ocidentais, um movimento de revalorização do papel das empresas. Esse movimento se deve, em grande medida, à "confirmação" do capitalismo como a única via capaz de promover o desenvolvimento econômico e a crescente legitimação da ideologia neoliberal. O econômico assume o papel predominante e