Recursos humanos
A estrutura de comunicação dentro da empresa deve ser adequada de acordo com o tipo de atividade a ser realizada, se caso específico, ou de acordo com o objetivo planejado e definido pela empresa.
É este objetivo definido pela empresa, bem como a estrutura por ela preparada que é o objeto do estudo deste capítulo.
As empresas possuem em seu espaço interno pessoas que utilizam as informações relevantes da forma a criar situações de proveito para a organização, ou seja, teoricamente a comunicação dentro da empresa deve ter sempre como objetivo a geração de conhecimento e transmissão de informações relevantes para o desenvolvimento de tarefas inerentes às obrigações de cada funcionário junto à organização.
Em certas ocasiões, porém, as informações que transitam pelos canais da organização podem não atingir seus objetivos e até mesmo serem inconvenientes, se não chegarem ao receptor correto e da forma correta. É por isso que se faz necessário uma estrutura de informação adequada ao público a que se destinam as informações. Para o público interno da empresa, é necessário que exista um filtro que selecione as informações necessárias e agregadoras para cada receptor.
Um plano de comunicação interna que deseja tornar os colaboradores da empresa mais eficazes deve se propor a deixá-los também mais felizes e promover seu bem-estar. O funcionário motivado e feliz com a empresa tem grande possibilidade de produzir bem, enquanto aquele que percebe não receber incentivo e motivação da empresa tende a não ter satisfação pelo trabalho e produz menos.
Alguns têm sua auto-motivação mais forte, necessitando de menos estímulos