Serviço social e politica social no brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTo 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERENCIAS 7 1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos identificar alguns dos arranjos familiares existentes na nossa sociedade. A família contemporânea passa por processos de mudança cada vez mais. Essas mudanças e transições têm aprofundado nos diversos arranjos familiares do conservadorismo ao liberalismo.
Nesse contexto familiar, analisei um pouco da família dita “ideal”. A família como instituição que vem perdendo força com o surgimento desses arranjos familiares. Por outro lado a mulher cresce, buscando seus objetivos e ocupando seu lugar.
2 DESENVOLVIMENTO
Numa época onde o individualismo, o liberalismo, a globalização e as varias modificações de relações pessoais e familiares, nascem novos modelos e arranjos familiares em nossa sociedade. Abro espaço para algum deles:
*Famílias monoparentais - onde a maior porcentagem dessas famílias é dirigida por mulheres.
*Família recompostas - são os divorciados gerando novas uniões com filhos já existentes do primeiro casamento.
*Família de produção independente - onde companheiro não é estável.
*Família de mãe solteira - são mães que assumem seus filhos sem a presença do companheiro.
*Famílias de irmãos com filhos - sem a presença dos pais, os filhos se organizam formando uma nova organização familiar.
*famílias de união do mesmo sexo - são uniões de pessoas do mesmo sexo, que hoje são os que mais sofrem com os preconceitos da sociedade. Dia 05/05/2011, por unanimidade foi aprovada pelo STJ a legalização da união civil dos homoafetivos concedendo a eles os mesmos direitos e deveres dos heterossexuais.
*Família nuclear - modelo de família considerada ideal que predomina na nossa sociedade, onde é composta pelo pai “provedor”, pela mãe, que mesmo nos dias atuais tem grande importância na organização da família, fazendo dupla jornada de trabalho e pelos filhos. Hoje a mulher conquistou espaço no mercado de trabalho, acumulando diversas