Recursos humanos
Atrair os funcionários certos para os cargos certos é o primeiro desafio. Retê-los e motivá-los, combinando seus próprios objetivos de carreira com os de sua empresa é o segundo. Atrair e reter talentos são parte integrante para o sucesso e a sobrevivência da empresa. Isto não se resolve somente com altos salários e mais incentivos. A solução consiste em transformar a organização inteira para criar um ambiente em que as pessoas queiram entrar e permanecer. O desafio é criar o que se define por Cultura Adequada – a organização que atrai as melhores pessoas e as mantém, lidando com atitude, capital humano, capital intelectual, competência e conhecimento.
Talentos são fundamentais, todos nos o temos, mas precisa ser desenvolvido, o ser humano busca melhorias e perfeição basta ser tocado, motivado, ensinado, muitas vezes precisamos despertar talentos. Segundo Cleide Nakashima (2003) “A retenção ou fidelização do colaborador para com a empresa é influenciada por meios de atrativos que a empresa oferece e da conciliação dos mesmos com os objetivos de cada um. Transparência na comunicação, participação nos acontecimentos, qualidade de vida, e valorização do potencial são aspectos que enriquecem essa relação, e compõe um conjunto de realizações”.
As corporações têm buscado formas de atrair pessoas com alto potencial profissional para integrarem suas equipes de atuação e essa atração é bastante focada em jovens talentos, pois dessa forma, a empresa pode treiná-los e capacitá-los de acordo com a missão, visão e valores da organização. Nessa busca por jovens talentos, os programas de trainees e de estágio têm se destacado como duas ferramentas de identificação e atração de jovens com grande potencial profissional, além de trazer excelentes resultados às empresas.
Desenvolvendo talentos
Em primeiro lugar, a organização, por meio de seus líderes, deve saber reconhecer o potencial de seus funcionários de maneira que os incentive a que eles mesmos