Fichamento
Os objetivos gerais são os alvos de maior abrangência aos quais o projeto trata de fazer uma contribuição. Relacionam-se aos impactos possíveis, a partir da utilização dos resultados do projeto. Respondem à pergunta: “Para que?”.
Os objetivos específicos são alvos concretos que se busca alcançar no âmbito do projeto. Portanto, cada objetivo específico deve ter uma clara correspondência com os resultados esperados. Os objetivos específicos respondem à pergunta: “O que” o projeto deseja alcançar?
Cada objetivo específico deve ser mensurável e verificável. Ao escrevê-los, deve-se considerar o(s) indicador(es) (quantitativo ou qualitativo) possível(is) de medir seu cumprimento. Nesse sentido, a redação deve ser precisa. Não devem ser utilizadas expressões não mensuráveis, como “Incrementar substancialmente...”.
Os objetivos gerais e específicos devem ser expressados sucintamente e não em forma de relato. Um erro freqüentemente encontrado á a redação de objetivos específicos como atividades ou como resultados esperados.
Os objetivos devem ser indicados com precisão. Por exemplo, um objetivo que expresse “Desenvolver um espírito de colaboração entre os parceiros...” exigirá definir o que se entende, no projeto, por “espírito de colaboração”, como se mede, quais os parâmetros que serão aceitáveis para o cumprimento deste objetivo.
Objetivos gerais e específicos
Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Como o próprio nome diz, os