Atps tecnicas de negociação etapa 1
Segundo Martinelli: A negociação é necessária quando duas ou mais pessoas discutem pontos de vistas diferentes. Em virtude disso, a negociação envolve um componente fundamental, a argumentação. O objetivo consiste em convencer as outras partes do seu respectivo ponto de vista.
Segundo Steele, Murphy e Russil: Os negociadores utilizam cinco conceitos básicos, acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Pode se dizer que acordo e barganha são meios éticos de se negociar. Quanto aos demais citados, são técnicas ultrapassadas.
Segundo Laurent: A manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos, utilizando essencialmente a palavra, sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo.
Por Warren J. Keegan “Você pode comprar com o idioma de sua pátria, mas para vender é preciso falar a língua de seu cliente”. Para uma boa negociação Keegan afirma que um bom negociador consiste em uma boa comunicação e conhecimento em diversas culturas e línguas.
Respostas das Questões:
1. Em meu último emprego não estava satisfeita e conversei com a minha supervisora a respeito da minha situação. Enfim, embora a empresa não aceitasse me demitir negociei desde que me demitissem com os meus direitos ficaria o tempo necessário e treinaria outra pessoa para me substituir. Como fui honesta eles aceitaram minha proposta e acabou sendo uma negociação de ganha-ganha.
2. Não acho fácil negociar com alguém próximo, primeiro o emocional afeta e muito na negociação e isso não é bom, tive negociações em família e sempre há chateações.
3. Seria diferente não usaria o mesmo vocabulário, e consequentemente minha argumentação seria diferente por se tratar de uma pessoa desconhecida.
4. Nas negociações em família um sempre procura sair ganhando mais do que os outros, mas acabo entrando em acordo, do jeito de cada um. Falta melhorar a questão de agir mais com a razão, enfrentar mais, ter atitude e não ter medo de agir.