Etapa 2 - avaliando uma oportunidade
Quando surgiu a idéia do nosso negócio, visualizamos a oportunidade e juntamos as informações técnicas sobre o produto, mais ainda havia muitas incertezas.
Começamos a desenvolver uma pesquisa para conhecer o mercado, o retorno financeiro, as vantagens que teríamos que obter sobre a concorrência, avaliamos a nossa equipe e o comprometimento de cada um com o projeto que está dividido abaixo com tais conclusões:
AVALIAÇÃO DO MERCADO
Motivadas pela expansão da consciência ecológica, as embalagens ecológicas, principalmente as sacolas, começam a aparecer de forma crescente no mercado.
Trata-se, portanto, de um segmento em expansão e com boas perspectivas de consolidação ao longo prazo. As grandes empresas e, principalmente, os supermercados estão estimulando cada vez mais os consumidores a utilizarem sacolas recicláveis e reutilizáveis, visando poupar o meio ambiente.
E esta preocupação é mais do que necessária, pois segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro consome nada menos do que 66 sacolas plásticas por mês, que viram lixo doméstico e permanecem na natureza por cerca de 400 anos até se decomporem.
RETORNO FINANCEIRO
O retorno financeiro vem a partir do momento em que o ramo de sacolas (ecobags) vem crescendo, pois a população está sendo conscientizada para o uso de sacolas ecológicas. A procura só cresce, e o custo benefício também, é o que pode ser considerado muito atrativo, pois esse ramo conta com gastos que podem não ser considerada muito alto, e também a matéria prima pode ser utilizada por produtos recicláveis, tornando assim um negócio mais rentável.
Há um grande crescimento de sacolas de compras no comércio brasileiro, há um setor que movimenta cerca de meio bilhão de reais por ano, são eles os grandes grupos de supermercados, que já venderam juntos quatro milhões de sacolas, o que deve ter representado nos negócios cerca de quinze milhões de reais, o crescimento das vendas de ecobags mostram um