Recursos humanos
Etapa 1
Trabalhamos pelo dinheiro
Trabalhamos pela satisfação pessoal
Afinal por que trabalhamos?
O primeiro, "dinheiro" tem um sentido de sobrevivência, que faz com que acreditemos que os bens materiais (bens sim, pois todos acumulamos dinheiro pensando em comprar algo), será nosso refúgio, nosso cantinho após anos de dedicação. Conclui que sim, esta é uma afirmação que podemos acreditar faz parte de nossa natureza.
O segundo, "satisfação" lida com o ego e o sentimento de bem estar. Sentir-se útil, produtivo, contente com a oportunidade de demonstrar a inteligência acumulada, seja pela vida acadêmica, seja pela vida profissional.
O trabalho torna o homem digno,pois através do salário o homem se torna útil e muitas vezes realizados,isso faz com que ele seja digno A bíblia faz alusão ao trabalho executado pela formiga, que não tendo chefe, nem oficial nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega junta seu mantimento, mandando que o preguiçoso considere os seus caminhos e exclama! “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?... Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão e a tua necessidade, como um homem armado” Pv. 6:9,11.
Quando pessoas estão envolvidas com o objetivo e o propósito que as fazem estar ali produzem o dobro! Sim, sem dúvida, são não somente motivadas mas também acreditam que uma parte do seu conhecimento foi aplicado para conclusão da tarefa/produto.
Muitas vezes vemos funções de estagiários, trainees que enquanto produtores de conhecimento, acumuladores de experiência para um dia poder ocupar as vagas para as quais estão sendo treinados, mas que o seu nível de motivação é baixo. É instintivo, não é tão somente uma vontade de ser, mas principalmente de se integrar ao grupo. todo ser humano precisa de dinheiro para sobreviver,nóis vivemos e um sistema de dependência em relação a matéria,cada dia que passa aparece mais e mais produtos que fazem nossa cabeça e muitas vezes