Recursos humanos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
PÓLO: JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ (7267)
PROFESSOR EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
(PRIMEIRO DESAFIO)
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta conceitos básicos sobre negociação, ou melhor, parte da habilidade que é competência fundamental das pessoas que ocupam cargos administrativos, sejam elas diretoras ou supervisoras, ou trabalhem da área comercial à área de marketing.
Várias são as necessidades, os problemas, as expectativas e as oportunidades que envolvem uma negociação. Comprar e vender, negociar serviços, contratar, despedir... Resolver uma pendência, negociar ou renegociar contratos, conduzir e fechar negócios, conquistar novos clientes, resgatar inativos, administrar conflitos e disputas de poder; são algumas situações que demandam ações mais eficazes por parte dos negociadores.
Assim, descreveremos esses conceitos na tentativa de expor parte do que compõe a arte de negociar. Mas, antes de tratarmos as formas a que se propõe este artigo, é importante conhecermos o que é negociação.
Para ACUFF (1993, p.21), a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades.
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC), negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
De acordo com esses conceitos, podemos perceber que é inegável a presença da arte de negociar nos mais variados momentos da vida. Ou seja, ela pode estar presente desde o simples ato de comprar