Recursos humanos
1- Enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relátorio.
2- Estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
3- Analisa o "comportamento" dessas unidades socias maiores. Entretanto, certos eventos de unidades socias maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
O campo de comportamento organizacional tem resistido á unificação. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais:
- Comportamento Microorganizacional: Ocupa-se principamente do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho. A psicologia foi a principal vertente como, psicologia experimental com suas teorias de aprendizagem, motivaçõas, percepção e stress. A psicologia clínica com seus modelos de personalidade e desenvolvimento humano. E psicologia industrial com suas teorias sobre seleção de empregados, atitudes no local de trabalho e avaliação de desempenho.
- Comportamento Mesoorganizacional: É um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do comportamento organizacional. Compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Desenvolveu-se a partir de pesquisas nos campos da comunicação, da psicologia social e da sociologia interacionalista.
- Comportamento Macroorganizacional: Compreensão dos comportamentos de empresas inteiras. Podem ser situadas em quatro disciplinas. A sociologia, com suas teorias sobre estruturas, status social e relações institucionais. A ciência política , com suas teorias